Dica de Informática: Inserindo figuras corretamente no Word

No Word, a melhor maneira de deixar seus arquivos pesados é inserir figuras no documento, usando o recurso “Copiar/Colar” ou “Ctrl+C/Ctrl+V). Por exemplo, você está navegando na Internet, acha uma figura do seu interesse e resolve colocá-la em seu arquivo. Para isso, você copia e cola. O Word vai inserir essa figura no documento, mas terá que redefinir a imagem, uma vez que ela não está definida em seu computador (simplesmente está na página da Internet). Com esse processo, a imagem pode fazer o arquivo ter de 300 KB a 1 MB a mais, depedendo do tamanho e da quantidade de cores da figura. Ou seja, um arquivo que, suponhamos, tinha 30 KB tendo somente texto, pode passar a ter 230 KB ou mais somente com a inserção da figura. Se o documento tiver, por exemplo, 15 figuras, imagine o tamanho em que o arquivo irá ficar… Conte ainda, com o risco do arquivo ser corrompido, pelo excesso de memória sendo consumido…
Mas é perfeitamente possível inserir uma grande quantidade de imagens, sem deixar os arquivos do Word tão grandes e com riscos de corrompimento:
1 – Dê preferência por arquivos em formato JPG, PNG ou até mesmo GIF. Estes arquivos costumam ter bons padrões de qualidade e não consomem muito espaço em disco e memória;
2 – Para inserir as figuras, não use Copiar/Colar (ou Ctrl+C/Ctrl+V). Se a imagem estiver na Internet, salve ela em seu computador. Depois, no Word, vá no menu Inserir / Figura / Do arquivo e localize a imagem em questão. Em seguida, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem, escolher Formatar Figura e fazer os ajustes que você achar necessário. Executando esses passos, o Word salvará a figura dentro do documento, sem ter que definí-la, pois ela já está definida quando salva no disco. Assim, ele consegue manter a imagem no arquivo, sem consumir muito espaço. O risco de corrompimento passa a ser bem menor. Você poderá enviar seu arquivo em Word por e-mail ou gravá-lo em um disquete e as chances de erro serão mínimas. Esse recurso é muito útil quando é necessário inserir várias figuras no Word. Em um teste realizado, um arquivo em Word com 10 imagens usando Copiar/Colar ficou com 2,9 MB de tamanho. Usando os procedimentos anteriores, o mesmo arquivo com as mesmas imagens, ficou com 879 KB!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: